Você sabe a diferença entre lucro e faturamento?

 

Um erro muito comum que é cometido pelos administradores de pequenos negócios é confundir lucro e faturamento. Afinal, os dois conceitos estão relacionados com o dinheiro que entra na empresa. Porém, cada um tem um significado próprio e não saber diferenciá-los pode causar sérios problemas e até inviabilizar um negócio. Veja nesse post qual a diferença entre lucro e faturamento, começando por entender como é o movimento do caixa.

O caixa da empresa

No caixa da empresa circula todo o dinheiro que entra, como resultado das vendas ou dos serviços prestados, e todo o dinheiro que sai, para pagamento de fornecedores, salários, impostos etc. Diariamente, o empresário sabe o quanto faturou, ou seja, o quanto entrou de dinheiro, quando faz o fechamento do caixa.

Em alguns casos, o dono da empresa não faz um controle adequado do fluxo de dinheiro no caixa e, simplesmente, retira dele o dinheiro necessário para pagar as contas, comprar novas mercadorias e até para fazer frente as despesas pessoais. Assim, ele sabe o quanto faturou, o quanto gastou, mas nem sempre o quanto lucrou.

O faturamento

O faturamento também é chamado de receita bruta e se refere a tudo aquilo que entrou de dinheiro na empresa em um determinado período. Portanto, pode haver um faturamento apurado diariamente, mensalmente, anualmente ou em qualquer outro tempo.

Ou seja, nós chamamos de faturamento todo o dinheiro recebido pela venda de produtos na indústria, no comércio ou pelos trabalhos executados por uma empresa prestadora de serviços. Isso, sem subtrair daquele montante as despesas diversas que são geradas pelo funcionamento do negócio e o custo do que foi produzido, vendido ou do trabalho realizado.

O faturamento é o primeiro dado que deve ser submetido na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que é obrigatória, e deve ser apresentada ao fisco justamente para esclarecer quanto de dinheiro entrou na empresa durante um dado período. De fato, esse demonstrativo é um resumo de todas as operações que geraram algum resultado econômico.

Todavia, é bom ressaltar que nem sempre uma empresa que apresenta bom faturamento também apresenta um bom lucro.

O lucro

Para entender como calcular o lucro precisamos levar em conta dois fatores. Primeiro, os chamados “custos variáveis”, que são aqueles relacionados à quantidade de produtos que alguém fabrica, de mercadorias que alguém compra ou de serviços que presta. Por exemplo, quanto mais produtos são fabricados, mais matéria-prima é gasta. Portanto, maior é o custo variável.

Em seguida precisamos considerar os chamados custos fixos, aqueles que independem do volume de produção, de vendas ou de prestação de serviços. Portanto, salários, impostos, despesas administrativas, como aluguel, entre outras, são custos fixos.

Nesse aspecto, também cabe aqui considerar o risco do negócio e o empate de capital, levando em conta quanto dinheiro renderia se tivesse sido aplicado de outra forma.

Quando pensamos no custo variável do negócio estamos na direção do lucro bruto. Afinal, ele é o faturamento subtraído do custo variável. Sumariamente, poderíamos dizer que o lucro bruto que você tem sobre uma mercadoria é o preço pelo qual ela foi vendida, menos o preço que ela custou.

Por outro lado, se nesse cálculo você incluir o custo fixo na subtração, você terá o lucro líquido. Ou seja, o lucro líquido é o faturamento, menos o custo variável, menos o custo fixo.

Os riscos da confusão

Se você não tiver plena consciência sobre o que é faturamento e o que é lucro você não terá como fazer um controle preciso do seu caixa, não saberá o quanto realmente o seu negócio está rendendo em termos de lucratividade e com quais recursos você poderá contar para reinvestimentos ou mesmo para melhorar a sua remuneração. Não é raro um pequeno empresário fazer grandes volumes de vendas, ter um faturamento alto, e a empresa quebrar, simplesmente porque ele não sabia o quanto estava de fato lucrando..

logo.facebook-e1377718017115

.

,

Deseja divulgar seu produto ou site? Fale conosco clicando aqui.

 Apoio na divulgação.

.

mania-de-metal  ethos-125x125px

.